Com boom na animação, cinema brasileiro prospera em Cannes

Até pouco tempo atrás, não era comum falar em animações brasileiras. Porém, isso tem mudado ao longo dos últimos anos, culminando em um dos maiores sucessos da animação nacional: “O Menino e o Mundo”, filme de Alê Abreu indicado ao Oscar de Animação em 2016.

Animação
Divulgação

Animação “Tito e os Pássaros” é destaque brasileiro em Cannes e consegue distribuição europeia

Em pleno Festival de Cannes 2018, as produções brasileira se vem no centro das atenções no que diz respeito a animação . Prova disso é a venda de “Tito e os Pássaros” para distribuição na Europa. O filme de Gabriel Bitar, André Catoto and Gustavo Steinberg foi comprado para distribuição pela Indie Sales, responsável, por exemplo, pela distribuição de “Minha Vida de Abobrinha”.

O estilo artístico das animações, por sinal, é outro diferencial. Além de entrar na competição mundial das animações, o Brasil tem apostado em estilos distintos, e histórias tipicamente brasileiras.

A Arca de Nóe

Animação da Gullane com músicas de Vinícius de Moraes também encontrou seu espaço no Festival
Divulgação

Animação da Gullane com músicas de Vinícius de Moraes também encontrou seu espaço no Festival

A produtora Gullane também embarcou nas animações com “A Arca de Nóe”, que tem um plano mais ambicioso de distribuição. O filme já teve um pré-lançamento em alguns mercados, como China e Rússia, e em Cannes foi comprado pelo Cinema Management Group, ou CMG, responsável por “Com Amor, Van Gogh”, em 2017. O filme reconta a história bíblica com uma nova perspectiva, e conta com músicas de Vinícius de Moraes.

A perspectiva não é boa só para os filmes no festival no momento, mas para o panorama da animação brasileira no geral. De acordo com reportagem da Variety, O Brasil produziu cerca de 50 animações nos últimos 50 anos. Porém, 19 desses filmes foram produzidos nos últimos cinco anos.

Fonte: Gente – iG @ http://gente.ig.com.br/colunas/2018-05-14/animacao-filmes-brasileiros-cannes.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s